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16 de Abril de 2015
DIRETRIZES DISCIPLINA SEMINÁRIOS 1º SEMESTRE DE 2015
DIRETRIZES DISCIPLINA SEMINÁRIOS 1º SEMESTRE DE 2015
ALUNOS QUE ASSISTEM A DISCIPLINA
Na semana de 15 a 19 de junho de 2015 serão avaliados os trabalhos de mestrado e doutorado dos alunos
matriculados na disciplina Seminários.
Observações:
Durante os dias dos seminários não deverão ser previstas atividades didática.
O objetivo desta disciplina é permitir que o aluno se prepare, semestre a semestre, para a defesa de sua
dissertação ou tese, logo, este é um espaço de colaboração entre todos os membros do Programa de PósGraduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Nesta primeira etapa, alunos do mestrado do primeiro e segundo semestre assistem as apresentações dos
demais alunos e devem colaborar com estes dando sugestões de melhoria para o projeto apresentado.
Avaliação:
A avaliação destes alunos se dará por meio de presença nas sessões e entrega de ficha com sugestões e
críticas aos trabalhos apresentados pelos demais alunos. Esta ficha estará disponível no momento da
abertura de cada sessão.e deverá ser entregue para a banca ao final da sessão. Esta ficha será avaliada pela
coordenação da disciplina e posteriormente encaminhada aos autores dos projetos de pesquisa a que se
referem. O controle de presença dos alunos será feito por sessão do seminário, com listas de presença específicas
para cada sessão.
Os conceitos serão atribuídos como a seguir:
Conceito A: sem ausência
Conceito B: ausência de, no máximo, 1 sessão qualquer
Conceito C: ausência de, no máximo, 2 sessões quaisquer
Nota: o aluno que faltar a mais de 2 sessões terá conceito F (reprovado por infrequência).
Informações gerais:
As bancas examinadoras deverão ser compostas por dois membros, sendo estes professores do Programa
de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
O coordenador de cada sessão deverá garantir o controle rigoroso do tempo de cada apresentação e da
argüição pela banca. O público também pode dar contribuições orais desde que autorizados pelo
coordenador da sessão que estará controlando o tempo.
Os arquivos em pdf estarão disponibilizados na página da disciplina do programa
Alunos de mestrado: mínimo de 10 e máximo de 12 páginas, exclusive folha de rosto, referências
bibliográficas e cronograma. Alunos de doutorado: mínimo de 15 e máximo de 20 páginas, exclusive folha de rosto,
referências bibliográficas e cronograma.Formatação da página: tamanho A4, margem esquerda 3,0 cm e demais 2,0 cm, fonte Times New.Roman 12 pontos, espaçamento simples.
Estrutura:
Introdução (revisão bibliográfica)/Justificativa/Objetivos (Geral e Específicos)/Material e
métodos/ Resultados/ Discussão/ Referências bibliográficas/Cronograma. O cronograma deve conter as
atividades dos 4 semestres do mestrado e dos 8 semestres do doutorado. Deve ser destacado, de alguma
forma (seta, destaque em cor, etc), o período no qual a pesquisa se encontra e os itens que já foram concluídos.
Os projetos de pesquisa (texto) a serem apresentados durante os seminários deverão ser entregues ao
Colegiado em formato pdf e em impressos em papel (2 vias), no máximo até 16:00 horas do dia
08/06/2015 (segunda-feira). Trabalhos não entregues no prazo serão excluídos da programação dos
seminários.
Orientações para apresentação:
O primeiro Slide da apresentação deve obrigatoriamente conter: nome do programa de pós-graduação,
linha de pesquisa, título do trabalho, nome do aluno, nome do orientador, se é de mestrado ou doutorado,
se é o primeiro ou segundo seminário que está apresentando, número da sessão, mês e ano da apresentação,
local (BELO HORIZONTE)
Os demais slides devem conter clareza nas informações.
Tabelas, gráficos e demais imagens devem ser de qualidade e legível.
Tempo de apresentação para alunos de mestrado será de 15 minutos 3 e para alunos de
doutorado 20 minutos 3.
Informações gerais:
Fique atento ao calendário de apresentações.
As bancas examinadoras deverão ser compostas por dois membros professores. O coordenador de cada
sessão deverá garantir o controle rigoroso do tempo de cada apresentação e da argüição pela banca.
Os arquivos em pdf deverão ser disponibilizados na página da disciplina na página do próprio programa,
para possibilitar a todos os alunos do programa o conhecimento prévio dos trabalhos que serão
apresentados. Isso deverá ser feito com antecedência mínima de 3 dias úteis da data de início dos
seminários.
Professor coordenador da disciplina:. Liséte C. Lange (lisete@desa.ufmg.br)
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