Estudos de ocupação
Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos UFMG

Dissertações defendidas

Retornar
Dados da dissertação
Número
178  
Aluno
Joelma Costa de Lima
Orientador
Márcio Benedito Baptista
Linha de Pesquisa
Avaliação de Impactos e Riscos de Inundações
Título da defesa
Avaliação dos Riscos e Danos de Inundação e o Impacto da Adoção de Medidas Não-Estruturais em Itajubá-MG
Número de páginas
 
Data da defesa
10/04/2003
Banca Examinadora
Prof. Dr. Márcio Benedito Baptista - Orientador (DHRH - UFMG)
Prof. Dr. Nilo de Oliveira Nascimento - Co-Orientador (DEHRH - UFMG)
Prof. Dr. Luiz Rafael Palmier (DHRH - UFMG)
Prof. Dr. Mário Cicarelli Pinheiro (DHRH - UFMG)
Prof. Dr. Carlos Eduardo Morelli Tucii (IPH/UFRGS)
Palavras-chave
Hidrologia, Inundações
Resumo RESUMO
Devido aos diversos benefícios que as planícies de inundação apresentam, o homem sempre procurou se fixar junto a elas, usando-as para muitas atividades. Contudo, como essas áreas são frequentemente inundadas, sua ocupação acaba lhe trazendo muitos danos e perigos.
Itajubá, cidade localizada no sul de Minas Gerais, sofre periodicamente com as inundações. A razão disto se deve ao fato de que este município desenvolveu grande parte de seus equipamentos urbanos na planície de inundação do rio Sapucaí. Esta foi a única área possível de desenvolvimento, pois a cidade é cercada por vales encaixados e estreitos da serra da Mantiqueira.
Com o objetivo principal de avaliar os impactos das enchentes sobre uma região sinistrada, escolheu-se esta cidade como estudo de caso. Para a análise do risco de inundação, adotou-se o método francês "Inondabilité". Além disso, fizeram-se simulações com soluções não-estruturais e foram analisados os seus impactos sobre os prejuízos decorrentes deste fenómeno natural. As soluções consideradas foram sistemas de previsão e alerta eflood-proofing. Para esta análise, utilizaram-se dados de questionários aplicados em unidades habitacionais, estabelecimentos comerciais, de serviço e industriais da cidade de Itajubá.
Deste trabalho, várias conclusões importantes puderam ser observadas, principalmente o efeito que as soluções abordadas podem ter sobre os danos decorrentes de enchentes. Acredita-se que os resultados obtidos contribuirão na valorização de dados e informações pouco disponíveis, no Brasil, sobre consequências de inundações, bem como no aprimoramento de metodologias destinadas ao desenvolvimento de projetos de controle de inundações e à avaliação económica de perdas materiais decorrentes deste fenómeno.
XX
Dissertação no formato PDF
 

Escola de Engenharia - UFMG
Avenida Antônio Carlos, 6627 - Bloco 1, Sala 4619 - CEP 31270-901
Telefone: 31-34091882
posgrad@desa.ufmg.br