Estudos de ocupação
Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos UFMG

Perguntas e respostas


1) Quais são os objetivos específicos do Mestrado?  Para o topo

Aprofundar o conhecimento acadêmico e profissional, bem como possibilitar o desenvolvimento da capacidade de executar pesquisa na área, que envolverá a preparação obrigatória de dissertação, compreendendo revisão bibliográfica adequada, demonstrando capacidade de sistematização e revelando domínio do tema e da metodologia científica empregada.
Art. 4– Regulamento do PPG-SMARH 2017.
 
 

2) Quais são os objetivos específicos do Doutorado?  Para o topo

Desenvolver a capacidade de propor e conduzir pesquisa original, de forma autônoma, e de formar lideranças científicas e acadêmicas na área, que envolverá a preparação obrigatória de tese, resultante do planejamento e realização de pesquisa necessariamente original.
Art. 4– Regulamento do PPG-SMARH 2017.

3) Quais são os princípios norteadores do Programa?  Para o topo

- Qualidade nas atividades de ensino, investigação e produção científica e tecnológica;
- Atualização contínua nas áreas do conhecimento contempladas;
- Flexibilidade curricular;
- Incentivo à interdisciplinaridade;
- Integração com as atividades de graduação pertinentes;
- Promoção de intercâmbio com Instituições Acadêmicas e com a sociedade em geral.
Art. 6 – Regulamento do PPG-SMARH 2017.

4) Quais são os objetivos gerais do PPG-SMARH  Para o topo

- Formar professores que atendam quantitativa e qualitativamente à expansão do ensino superior na área;
- Preparar pesquisadores que desenvolvam pesquisa qualificada na área;
- Formar profissionais de alta qualificação que possam responder à demanda do desenvolvimento, no campo específico;
- Apoiar o desenvolvimento científico e técnico, regional e nacional, em sua área de atuação.
Art. 7 – Regulamento do PPG-SMARH 2017.

5) Como a estrutura dos cursos de mestrado e doutorado é definida?  Para o topo

Por área de concentração, que é o campo específico do conhecimento que constitui o objeto de estudo dos Cursos. As áreas do PPG-SMARH são: Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e por linha de pesquisa, que é representada por diretriz de investigação dotada de identidade própria e coerente com a proposta acadêmica do Curso. As linhas de pesquisa do Programa e respectivas áreas de concentração podem ser identificadas aqui. As áreas de concentração e as linhas de pesquisa deverão ser apoiadas por atividades acadêmicas consideradas necessárias à formação de mestres e doutores.
Art. 8 – Regulamento do PPG-SMARH 2017.

6) Como são classificadas as atividades acadêmicas do Programa?  Para o topo

Em obrigatórias ou optativas.
Art. 9 – Regulamento do PPG-SMARH 2017.

As disciplinas também podem ser classificadas como:
- Obrigatórias/estruturantes: aquelas voltadas para a elaboração de projetos de pesquisa e para o aprofundamento em suas bases teórico-metodológicas: Metodologia da Pesquisa I, Metodologia da Pesquisa II, Seminários, Estágio de docência;
- Optativas de base ampla: disciplinas cursadas por estudantes de todas as áreas de concentração;
- Optativas de base restrita: disciplinas com um grau de aprofundamento e nível de especificidade maiores;
- Eletivas de outros PPGs da UFMG ou de outras instituições.
 

7) A disciplina Metodologia de Pesquisa I é obrigatória para todos os alunos do mestrado e doutorado?  Para o topo

Sim, exceto para os estudantes que já cursaram a disciplina no PPG-SMARH num prazo inferior a 10 anos da data em que requererão o seu aproveitamento.

8) A disciplina Metodologia de Pesquisa II é obrigatória para todos os alunos do mestrado e do doutorado?  Para o topo

Sim, independente de já ter sido cursada e o aluno ter sido aprovado, em curso anterior, no próprio Programa.


9) A disciplina Seminários é obrigatória para todos os alunos do mestrado?  Para o topo

Sim. A disciplina é obrigatória para os alunos do mestrado, em seu primeiro ano de curso, sendo que estes deverão se matricular em “Seminários – discussão” e assistir às sessões de apresentação de seus colegas veteranos. A disciplina “Seminários – apresentação” também é obrigatória para os alunos do mestrado, que poderão se matricular a partir do 2º semestre do curso, por duas vezes, ficando dispensados de realizarem a segunda apresentação aqueles que concluírem a dissertação e a defenderem em data anterior à data prevista para a apresentação de seminários.

10) A disciplina Seminários é obrigatória para todos os alunos do doutorado?  Para o topo

Sim. A disciplina “Seminários – apresentação” é obrigatória e deverá ser cursada, com aprovação, por duas vezes ao longo do curso de doutorado.

11) Como é exercida a coordenação didática de cursos de mestrado e doutorado do PPG-SMARH?  Para o topo

Deverá ser exercida pelo Colegiado de Curso, presidido por um Coordenador/subcoordenador eleitos pelo Colegiado, e contará com a participação de seis docentes permanentes, sendo dois docentes titulares e dois suplentes de cada área de concentração; também contará com a participação de um discente.

12) Quais são as atribuições do Colegiado do PPG-SMARH?  Para o topo

- Coordenar, orientar e acompanhar o andamento das atividades acadêmicas e administrativas do Curso;
- Elaborar o currículo do Curso e do número de créditos correspondentes a cada uma das atividades acadêmicas que o compõem;
- Aprovar a oferta de disciplinas e de outras atividades acadêmicas do Curso;
- Definir critérios de credenciamento e recredenciamento dos docentes do Curso e submeter os credenciamentos à aprovação da PRPG;
- Planejar o orçamento do curso e estabelecer critérios para a alocação de recursos;
- Reunir-se ordinariamente, de acordo com o estabelecido em seu próprio Regulamento;
- Decidir e dar encaminhamento às questões relacionadas à realização das matrículas, bem como ao seu trancamento parcial ou total, ao aproveitamento de estudos e às representações e recursos impetrados.
Art. 11 – Regulamento do PPG-SMARH 2017.

13) Quais são as atribuições do Coordenador do Colegiado?  Para o topo

- Convocar e presidir as reuniões do Colegiado, as atividades acadêmicas e administrativas do Curso, de acordo com as deliberações do Colegiado de Curso;
- Remeter à Câmara de Pós-Graduação relatórios e informações sobre as atividades do Curso;
- Fornecer informações e documentos solicitados pelo DRCA, conforme instruções e prazos indicados pelo Órgão;
- Encaminhar à PRPG relatório de atividades, com as informações requeridas para a avaliação do Curso pelo Órgão Federal competente;
- A coordenação do Programa dispõe de Secretaria própria para centralizar o expediente e os registros que se fizerem necessários à execução, acompanhamento e controle das atividades de pós-graduação.
Art. 16 – Regulamento do PPG-SMARH 2017.

14) Quais são as atribuições de docentes do PPG-SMARH segundo o tipo de credenciamento?  Para o topo

É um pré-requisito ao credenciamento no PPG-SMARH ministrar atividades acadêmicas regulares. Além disso, o PPG adota critérios de credenciamento para três grupos de docentes, a saber:
- Docentes permanentes (DP): devem ter credenciamento aprovado por até três anos, podendo orientar simultaneamente até oito pós-graduandos, sendo permitida a orientação de mestrandos e doutorandos aos credenciados para orientar doutorado; e a orientação de mestrandos, exclusivamente, àqueles credenciados para orientar mestrado.
- Jovens Docentes Permanentes (JDP): devem ter credenciamento aprovado por até dois anos, desde que não ultrapassem seis anos de doutoramento, e podem orientar simultaneamente até oito pós-graduandos;
- Docentes colaboradores (DC): devem ter credenciamento aprovado por até três anos e podem orientar, simultaneamente, até dois pós-graduandos.
Art. 11 – Regulamento do PPG-SMARH 2017; Resoluções 01/2016 (DP e DC) e 07/2020 (JDP)

15) Quais são as atribuições de docentes orientadores do PPG-SMARH?  Para o topo

- Estar credenciado pelo Colegiado do Curso e pela PRPG a orientar discente admitido nos cursos de Mestrado ou Doutorado;
- Assistir o discente na organização de seu plano de estudo/plano de atividades curriculares, aprovando-o;
- Orientar o discente na elaboração e na execução do respectivo projeto de dissertação ou tese;
- Subsidiar o Colegiado de Curso quanto à participação do discente nas atividades de estágio de docência.

16) Quando as orientações de mestrado deverão ser definidas e indicadas ao Colegiado do PPG?  Para o topo

- Até o final do segundo semestre do Curso, quando os estudantes deverão protocolar seu projeto de dissertação junto ao Colegiado do Programa, para que seja apreciado e aprovado. O projeto deverá ser assinado pelo orientador, e espera-se que contenha: título (ainda que provisório), justificativa e objetivos; revisão da literatura; material e métodos previstos; fases do trabalho e cronograma de sua execução; relação da bibliografia consultada; estimativa de despesas, quando couber.
- Caso seja do interesse de uma das partes e devidamente justificado, o orientador poderá ser substituído, após aprovação do Colegiado de Curso.
- Por proposta do orientador e a juízo do Colegiado de Curso, poderá haver coorientação com a finalidade de assistir o discente na elaboração de dissertação ou tese.
Art. 52 – Regulamento do PPG-SMARH 2017.

17) Quando as orientações de doutorado deverão ser definidas e indicadas ao Colegiado do PPG?  Para o topo

- Deverão ser informados os respectivos orientadores até o final do primeiro semestre de Curso, de modo que a orientação seja oficializada e o próprio orientador possa conduzir junto ao orientando a tomada de decisão em relação à matrícula no segundo semestre do Curso.
- Caso seja do interesse de uma das partes e devidamente justificado, o orientador poderá ser substituído, após aprovação do Colegiado de Curso.
- Por proposta do orientador e a juízo do Colegiado de Curso, poderá haver coorientação com a finalidade de assistir o discente na elaboração de dissertação ou tese.
Art. 52 – Regulamento do PPG-SMARH 2017; e Resolução 06/2020 do PPG-SMARH.

18) Quem fica responsável pela aprovação da matrícula dos estudantes de mestrado e doutorado sem orientador definido?  Para o topo

- O Colegiado de Curso indicará um representante de cada área de concentração como responsável pela supervisão acadêmica do discente que não definiu o orientador;
- A ausência de orientador de mestrado deverá ser reportada ao Colegiado até o final do 10º mês de entrada no Programa.
Art. 23 – Regulamento do PPG-SMARH 2017.
Decisão do Colegiado: normas didáticas – sequência de integralização. Disponível aqui

19) Quais são as disposições sobre a matrícula e o que é necessário para a efetivá-la?  Para o topo

 - O calendário e instruções para a matrícula são divulgados semestralmente no item 'Informações Didáticas’ na página web do Programa [link2];
- O estudante deverá, no prazo estabelecido, requerer matrícula nas atividades acadêmicas de seu interesse, com a devida anuência do orientador;
- O aluno deverá, a cada semestre letivo, apresentar à secretaria do curso a guia de recolhimento da Contribuição ao Fundo de Bolsas, devidamente quitada, ou a sua isenção concedida pela FUMP;
- Durante a fase de elaboração de dissertação ou tese, o discente deverá se matricular em “Elaboração de Trabalho Final”;
- Será excluído do Curso o aluno que deixar de renovar, a cada período letivo, sua matrícula em atividades acadêmicas.
Art. 34 – Regulamento do PPG-SMARH 2017.

20) Quando se aplica o trancamento parcial de disciplinas?  Para o topo

- Quando for requerido no primeiro terço do período letivo, exceto em situação excepcionais, como a pandemia da COVID 19, na qual o trancamento parcial poderá ser realizado durante todo o semestre, antes do fechamento do diário pelo professor;
- Deve ser aprovada pelo professor orientador;
- O trancamento da matrícula será concedido apenas uma vez na mesma disciplina durante o curso.
Art. 35 – Regulamento do PPG-SMARH 2017

21) Quando se aplica o trancamento total do curso?  Para o topo

À vista de motivos relevantes, o Colegiado de Curso poderá conceder trancamento total de matrícula, caso em que o correspondente período de trancamento não será computado para efeito de integralização do tempo máximo do aluno. Pode ser concedido até o último dia do semestre letivo, por tempo determinado, a critério do Colegiado do curso. Se estiver diante de motivos relevantes, o Colegiado poderá ainda conceder trancamento total de matrícula por mais de 2 (dois) períodos letivos, não sendo o período de trancamento computado para efeito de integralização do tempo máximo do Curso.

22) Como se dá a integralização dos créditos referentes às disciplinas cursadas?  Para o topo

Os créditos relativos a cada disciplina serão conferidos ao aluno que obtiver, no mínimo, conceito D e comprovação de frequência a 75% das atividades, sendo vedado o abono de faltas.
Art. 41 – Regulamento do PPG-SMARH 2017.

23) Como notas e conceitos são expressos nas disciplinas do PPG-SMARH?  Para o topo

O rendimento escolar de cada aluno será expresso em notas e conceitos, de acordo com a seguinte escala: 90 a 100 – A; 80 a 89 – B; 70 a 79 – C; 60 a 69 – D; 40 a 59 – E; 0 a 39 – F.
Art. 41 – Regulamento do PPG-SMARH 2017.

24) Quais são os critérios para desligamento do Programa relativos ao desempenho nas disciplinas?  Para o topo

- O discente que obtiver conceito E ou F mais de uma vez será automaticamente excluído do Programa;
- O discente que obtiver três conceitos D ou dois conceitos D e um E ou F será automaticamente excluído do Programa.
Art. 49 e Art. 50 – Regulamento do PPG-SMARH 2017

25) Quais são as regras de aproveitamento de créditos do PPG-SMARH?  Para o topo

- Poderão ser aproveitados 50% dos créditos referentes a disciplinas cursadas como isoladas no SMARH e em outros programas da UFMG ou cursadas em outros PPGs externos à UFMG, o que equivale a 12 créditos para o mestrado e 15 créditos para o doutorado;
- Os créditos de disciplinas cursadas em PPGs fora da UFMG poderão ser aproveitados até o limite de três créditos por disciplina;
- Poderão ser aproveitados os créditos obtidos no próprio PPG-SMARH (disciplinas regulares, eletivas ou isoladas), desde que estas tenham sido cursadas sob número de matrícula distinto do atual, nos últimos dez anos, e se enquadrem no limite de aproveitamento aceito pelo Sistema Acadêmico.
Resolução 05/2020 do PPG-SMARH.
 
 

26) Quais são os prazos máximos para a apresentação de comprovação de proficiência em idiomas estrangeiros por alunos do mestrado e do doutorado?  Para o topo

Os referidos prazos são estabelecidos nos editais de seleção aos cursos de mestrado e doutorado.

27) Quando deve ser realizado o exame de qualificação?  Para o topo

- O exame de qualificação deverá ser realizado em um prazo máximo de 30 meses, contados a partir da matrícula inicial no curso, excluídos os períodos de interrupções regimentais;
- O exame de qualificação poderá ser realizado no máximo duas vezes, sendo a segunda tentativa realizada no limite de 36 meses, contados a partir da matrícula inicial do curso, excluídos os períodos de interrupções regimentais;
- A solicitação para realização do exame ao Colegiado deverá ocorrer no mês que antecede a qualificação.
Art. 41 – Regulamento do PPG-SMARH 2017; Resolução 03/2010 do PPG-SMARH

28) O que é necessário apresentar ao Colegiado para requerer o exame de qualificação?  Para o topo

- O documento preliminar da tese, endossado pelo orientador;
- Um artigo submetido à publicação em periódicos A ou B1 a B3 no Qualis da Engenharias I;
- A indicação de uma comissão examinadora constituída de, no mínimo, três membros, entre os quais o orientador da Tese, e pelo menos um membro externo à UFMG;
Art. 41 – Regulamento do PPG-SMARH 2017; Resolução 03/2010 do PPG-SMARH

29) O que é necessário apresentar ao Colegiado para solicitar a defesa de dissertação?  Para o topo

- Histórico escolar com a comprovação de integralização de 24 créditos (mínimo requerido);
- A comprovação de proficiência no idioma inglês;
- Um artigo em condições publicação em periódico ou congresso reconhecido, na área;
- A indicação de uma comissão examinadora constituída de, no mínimo, três membros, entre os quais o orientador, e pelo menos dois membros com grau de doutor, com experiência comprovada em orientações de mestrado, participações em bancas e publicações na área; incentivada a participação de membros externos à UFMG. O professor coorientador não é considerado no número mínimo de componentes previstos na banca examinadora. A fim de se evitarem conflitos de interesses, coautores de trabalhos publicados ou a serem publicados com o aluno não deverão participar de sua banca examinadora;
- A versão final da dissertação deverá estar de acordo com as normas de formatação e diagramação do Programa, disponíveis aqui
Art. 55 e 59 – Regulamento do PPG-SMARH 2017.

30) O que é necessário apresentar ao Colegiado para solicitar a defesa de tese?  Para o topo

- Ter sido aprovado em exame de qualificação;
- Histórico escolar com a comprovação de integralização de 30 créditos (mínimo requerido);
- A comprovação de proficiência em inglês e em um dos seguintes idiomas estrangeiros: alemão, francês, espanhol e italiano;
- Um artigo publicado ou aceito para publicação em periódico científico de nível A ou B1 a B3, no sistema Qualis, na área de Engenharias I ou equivalente;
- A indicação de uma comissão examinadora constituída de, no mínimo, cinco membros, entre os quais o orientador da tese e, pelo menos, dois membros externos à UFMG; os membros da banca deverão possuir grau de doutor e experiência comprovada em orientações de mestrado e/ou doutorado, participações em bancas e publicações na área. O professor coorientador não é considerado no número mínimo de componentes previstos na banca examinadora. A fim de se evitarem conflitos de interesses, coautores de trabalhos publicados ou a serem publicados com o aluno não deverão participar de sua banca examinadora;
- Versão da tese de acordo com as normas de formatação e diagramação do Programa disponíveis aqui

Art. 54, 56 e 60 – Regulamento do PPG-SMARH 2017; Resolução 03/2010 do PPG-SMARH.

31) Quais são os encaminhamentos relacionados à marcação de defesa de dissertação ou tese e exame de qualificação no PPG-SMARH?  Para o topo

Após a aprovação da defesa ou qualificação pelo Colegiado, o estudante deverá contatar a secretaria do PPG-SMARH e informar a data, o local e o horário da defesa e confirmar os nomes dos membros que comporão a banca, além do CPF dos membros externos. Sem essas informações não será gerada a documentação oficial da defesa/qualificação.

32) Dissertações e teses poderão ser escritas em idioma estrangeiro?  Para o topo

O Colegiado poderá definir, mediante resolução específica, situações em que serão admitidas dissertações ou teses redigidas e/ou defendidas em língua estrangeira.
Art. 58 – Regulamento do PPG-SMARH 2017.

33) Quais são os requisitos para a aprovação na defesa de dissertação ou tese?  Para o topo

Será considerado aprovado na defesa de dissertação ou tese ou exame de qualificação o candidato que obtiver a aprovação unânime da comissão examinadora.
Art. 59 – Regulamento do PPG-SMARH 2017

34) Em caso de reprovação em defesa de dissertação ou tese, o que o candidato deverá fazer?  Para o topo

Deverá recorrer ao Colegiado, que poderá, mediante proposta justificada da comissão examinadora, dar nova oportunidade ao aluno de, no prazo máximo de 6 (seis) meses, apresentar nova versão do trabalho.
Art.62 – Regulamento do PPG-SMARH 2017

35) Quais são os prazos mínimo e máximo para obtenção dos graus de mestre e doutor?  Para o topo

Observar o prazo mínimo de 12 meses e no máximo 24 meses para obter o diploma de Mestre, e observar o prazo mínimo de 24 meses e o máximo de 48 meses, para obter diploma de Doutor.
Art. 63 e Art.64 – Regulamento do PPG-SMARH 2017

36) Quando poderão ser solicitadas as prorrogações de prazos?  Para o topo

Em casos excepcionais e justificados, o Colegiado poderá, em face de parecer favorável do orientador, admitir a alteração dos prazos mínimo e máximo estabelecidos no Regulamento do Curso, para a obtenção do Grau de Mestre ou de Doutor.
Art. 63, Art.64 e Art.66 – Regulamento do PPG-SMARH 2017; Resolução 01/2012 SMARH

37) Quais requisitos deverão ser observados para a obtenção dos títulos de mestre ou doutor no PPG-SMARH UFMG?  Para o topo

- Completar, nas atividades acadêmicas de pós-graduação, o número mínimo de 24 créditos para o mestrado e 30 para o doutorado;
- Ser aprovado em exame de proficiência de língua estrangeira em conformidade com a Resolução 08/2008 do CEPE. Mestrandos deverão comprovar conhecimento do idioma inglês; doutorandos deverão comprovar conhecimento de inglês e de uma segunda língua estrangeira, escolhida entre os idiomas alemão, espanhol, francês e italiano. Informações sobre estas provas poderão ser obtidas na Secretaria do Programa;
- Ser aprovado na defesa de dissertação demonstrando a capacidade de sistematização e domínio tanto do tema quanto da metodologia pertinente, como definido no Regulamento do Curso;
- Ser aprovado no exame de qualificação e na defesa de tese, como resultado de planejamento e realização de pesquisa necessariamente original, como definido no Regulamento do Curso;
- Apresentar versão final da dissertação ou tese, aprovada pelo orientador, formatada de acordo com as normas do Programa disponíveis aqui 

Art. 63 e Art.64 – Regulamento do PPG-SMARH 2017; Resolução 01/2012 SMARH.

38) Quais são os procedimentos para os exames de língua estrangeira?  Para o topo

Os exames de língua estrangeira devem ser realizados preferencialmente do Centro de Extensão da Faculdade de Letras (CENEx – FALE), que oferece regularmente exames de proficiência. Certificados de proficiência emitidos por instituições qualificadas poderão ser aceitos pelo Colegiado do PPG-SMARH desde que o aproveitamento no exame seja de no mínimo 60%. Após a realização do exame o aluno deve enviar o resultado do exame via formulário próprio, disponível aqui [link3].

39) Quais são as condições para expedição do Diploma de Mestre ou de Doutor no PPG-SMARH?  Para o topo

A comprovação de ter cumprido todas as exigências regulamentares; e envio, pela Secretaria do Curso, à PRPG de: a) histórico escolar completo do concluinte, devidamente assinado pelo Coordenador do Curso; b) comprovante de entrega à Biblioteca Universitária de um exemplar da dissertação ou tese, em versão eletrônica, acompanhado de Formulário de Autorização de Disponibilização do material, no todo ou em parte, pela Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG; a comprovação de quitação de obrigações para com a Biblioteca Universitária.
Art. 67 – Regulamento do PPG-SMARH 2017

40) Em qual situação o estudante poderá solicitar a mudança de nível, do mestrado para o doutorado, no PPG-SMARH?  Para o topo

- O Colegiado poderá solicitar à PRPG a mudança de nível de mestrado para o doutorado de aluno com destacado desenvolvimento acadêmico, mediante avaliação fundamentada, se a solicitação for realizada no prazo de 18 meses contados do ingresso do interessado;
- O Colegiado definiu como destacado desenvolvimento acadêmico o aluno que apresentar desempenho excelente (conceitos A e apenas um conceito B); apresentar versão de dissertação em condições de ser defendida no prazo estipulado; demonstrar engajamento acadêmico por meio de participações em pesquisas de alto nível; e apresentar plano de pesquisa para o doutorado em que demonstre pesquisa inovadora e original, compatível com as desenvolvidas no Programa;
- A critério do Colegiado, a mudança de nível poderá ocorrer com ou sem a defesa da dissertação;
- Alunos que tenham sido transferidos do mestrado para o doutorado em vista de seu desempenho acadêmico deverão concluí-lo no prazo máximo de 54 meses.
Art. 32 e Art. 65 – Regulamento do PPG-SMARH 2017; Resolução 01/2008 do PPG- SMARH.

41) Qual é o percurso a ser seguido pelo estudante de mestrado no PPG-SMARH?  Para o topo

Recomenda-se que estudantes de mestrado priorizem a integralização de créditos nos dois primeiros semestres de curso e destinem os dois semestres finais ao desenvolvimento da dissertação.
No primeiro semestre deverão ser cadastrados os currículos na Plataforma Lattes, do CNPq; cursadas as disciplinas obrigatórias Metodologia de Pesquisa I e Seminário – audiência e disciplinas optativas;
Durante o segundo semestre deverão:
- Ser cursadas as disciplinas obrigatórias Metodologia de Pesquisa II e Seminários – audiência, e disciplinas optativas;
- Ao final do segundo semestre deverá ser realizado o registro de projeto de dissertação e indicação do orientador em formulário específico clicando aqui;
- No tempo estipulado no edital de seleção deverá ser apresentada a comprovação de proficiência em língua inglesa.
No terceiro e no quarto semestres:
- deverá ser cursada a disciplina obrigatória Seminários – apresentação (em cada semestre). Caso sintam-se preparados para a antecipação, em comum acordo com o orientador, os mestrandos poderão cursar a disciplina Seminários – apresentação no segundo semestre do curso, simultaneamente à disciplina Seminários – audiência.;
- A disciplina Estágio de docência é obrigatória apenas para bolsistas do PPG e deverá ser cursada, de preferência a partir do segundo ano de curso;
- Quando tiverem concluído os créditos para a integralização do Curso, os mestrandos deverão se matricular na disciplina ‘Elaboração de trabalho final’.

42) Qual é o percurso a ser seguido pelo estudante de doutorado no PPG-SMARH?  Para o topo

- Recomenda-se que estudantes de doutorado priorizem a integralização de créditos nos dois primeiros semestres de curso, deixando para os demais menos créditos e as disciplinas obrigatórias;
- Ao final do primeiro semestre deverá ser realizado o registro de projeto de pesquisa e a indicação de orientador em formulário específico disponível no [link4];
- No primeiro ou segundo semestres do curso, a depender da entrada, os doutorandos deverão cursar a disciplina obrigatória Metodologia de Pesquisa II (ofertada apenas no segundo semestre de cada ano letivo), além de cursar as disciplinas optativas de interesse;
- No terceiro semestre do Curso, e no tempo estipulado no edital de seleção, deverá ser apresentada a comprovação de proficiência em língua inglesa e em um segundo idioma, em formulário específico clicando aqui;
- Deverá ser cursada, ao longo do Curso, a disciplina obrigatória Seminários – apresentação, em dois momentos distintos, sendo recomendada pelo Colegiado a matrícula no terceiro e no sexto semestres;
- A disciplina Estágio de docência é obrigatória apenas para bolsistas do PPG e deverá ser cursada, de preferência a partir do segundo ano de curso;
- Quando tiverem concluído os créditos para a integralização do Curso, os doutorandos deverão se matricular na disciplina ‘Elaboração de trabalho final’;
- No máximo no 29º mês de Curso, o doutorando deverá solicitar, com a anuência do orientador, a realização do exame de qualificação;
- No máximo no 47º mês de Curso, o doutorando deverá solicitar, com a anuência de seu orientador, a realização da defesa.

43) Quais Agências fornecem bolsas para o PPG-SMARH e qual é o valor mensal estipulado para elas?  Para o topo

O PPG-SMARH possui bolsas da CAPES e da FAPEMIG e tem solicitado, desde o segundo semestre de 2020, bolsas ao CNPq a partir de chamadas específicas da referida agência. Os valores das bolsas são: R$ 1.500,00 para o mestrado, e R$ 2.200,00 para o doutorado.

44) Qual é a duração das bolsas de mestrado e doutorado no PPG-SMARH?  Para o topo

As bolsas de mestrado terão duração máxima de 24 meses e as de doutorado de 48 meses, exceto, em condições especiais – como as da pandemia de COVID-19 -, quando poderá ser solicitada a prorrogação mediante justificativa e seguindo as Resoluções 01 e 02/2020 do PPG-SMARH, definidas a partir da Portarias das agências de fomento.

45) Como os estudantes interessados deverão proceder para se candidatar às bolsas de mestrado e doutorado do PPG-SMARH?  Para o topo

Os estudantes deverão se inscrever seguindo as orientações de editais de bolsas para o mestrado e o doutorado, lançados pelo Programa; os critérios de seleção são pautados em análise de mérito acadêmico (classificação do candidato no processo de seleção em que foi aprovado); a antiguidade no Programa; e a análise socioeconômica realizada pela FUMP.

Escola de Engenharia - UFMG
Avenida Antônio Carlos, 6627 - Bloco 1, Sala 4619 - CEP 31270-901
Telefone: 31-34091882
posgrad@desa.ufmg.br